» » » » Projeto IPDA Familia: Limites no Namoro e noivado: A importância de não defraudar o companheiro

Limites no Namoro e noivado: A importância de não defraudar o companheiro

 Aminadabe de Souza Gonçalves
                                                                       (Ex-aluna do CBDA)
    
     Existe um meio onde todos os jovens podem glorificar o nome do Senhor na maneira em que vive e se relaciona. Estaremos abordando este tema para ajudá-lo a entender qual o plano de Deus para sua vida sentimental, baseado em Seus ensinamentos. Ele nos ensina o caminho em que devemos andar e o que devemos fazer (Jr 42.3).

     Na Palavra de Senhor está escrito que há tempo para tudo debaixo do Sol (Ec 3.1-8), e o dia chamado hoje é exatamente um dia perfeito para aprendermos mais sobre os planos de Deus para nossa vida. Existem muitos jovens que pensam que Deus se esqueceu deles. Mas até onde podemos analisar, Deus é o único ser que não dorme nem tosqueneja (Sl 121.3-4) e também não se esquece de ninguém. Ele mesmo diz que: “Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti” (Is 49.15). Se Ele diz que não se esquece é porque não se esquece e pronto. Até quando nós iremos contra a Sua Palavra? 

     Muitas pessoas têm buscado nos relacionamentos passageiros uma forma de ser feliz, mas nem sempre é aquilo que o Pai ensina em Sua Palavra. Um relacionamento sem propósito dificilmente sobrevive a longo prazo. É preciso estar na direção do Senhor para assumir um compromisso. E Deus nos ensina nas Escrituras qual o caminho da felicidade.   

     Vamos analisar:      
  • Por que você decidiu começar um namoro?
  • Qual a sua motivação?                
  • Qual a sua intenção?                                                      
  • Curtir o momento?                                                            
  • Ter apenas alguém do seu lado?
  • "Ficar" apenas por "ficar"?
     Será que antes de começar um relacionamento, você pediu a direção do Senhor? Dificilmente. Muitos jovens gastam tempo desnecessário ao se envolverem num namoro precoce, onde não estão preparados para assumir responsabilidades, ainda não estão preparados para o casamento. Muitos não sabem se realmente é isso mesmo que querem para sua vida, namoram só por curtição ou por influência dos amigos, ou para demonstrar que está tudo bem; mas nem sempre as aparências são de fato o que parece.

     Quem lê esta matéria até pode pensar que sou contra o namoro, mas não sou, só quero que você aprenda a se relacionar de acordo com os ensinamentos do Senhor. O Pai diz: “Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos, porque eles aumentarão os teus dias, e te acrescentarão anos de vida e paz” (Pv 3.1-2). 
     Um relacionamento sério requer certo nível de compromisso, mas até onde estarei disposto a arcar com as consequências? 
     Namorar envolve tempo, saúde emocional, física e bem-estar social. Quando falhamos numa destas áreas, estaremos sofrendo um desgaste muito grande. E, falando sério, quando você luta por alguém e não dá certo, você sofre um desgaste emocional muito grande mesmo! Será que você está preparado espiritualmente, emocionalmente, psicologicamente e financeiramente para a chegada de um casamento? A intenção do namoro é ir até o casamento, embora hoje ele tenha se tornado algo descartável, onde se "usa e joga fora”. Isto não quer dizer que ele sempre foi assim: antigamente, quando um rapaz tinha a intenção de namorar com uma jovem, ele fazia a corte, frequentava sua casa com o devido respeito, conversava com os seus pais; logo, todos deduziam que ele estava interessado em se casar com ela, mas tudo mudou! 
     Quando você cria expectativas e não corresponde no mesmo nível, você estará fazendo o que a Bíblia chama de “defraudar o próximo”. Antes de você começar um namoro com alguém que pertence a mesma crença, você deve saber que em primeiro lugar vocês são irmãos em Cristo, professam a mesma fé, creem num mesmo Deus! São servos do Deus Altíssimo! Então se torna muito mais necessária a responsabilidade de um cuidar do outro à luz da Palavra de Deus.
     A coisa é muito mais séria do que a gente imagina, o namoro a curto prazo leva você a defraudar um ao outro. O mundo do "ficar" leva você a criar uma certa ilusão de que "pode dar certo". Em I Tessalonicenses 4.6, Deus nos revela que não devemos oprimir ou enganar nosso irmão em negócio algum, porque Ele é vingador de todas as coisas. Isto é, quando você fala, promete e não cumpre com suas palavras e ações, você está defraudando, enganando; você cria expectativas emocionais e físicas sem a real intenção de levar o namoro ao laço matrimonial. A pior covardia de um homem é despertar um interesse sem a real intenção de seguir adiante, sem a intenção de amar. É necessário responsabilidade ao se comprometer com alguém, você é um servo do Senhor; e como servos, temos que ter responsabilidade naquilo que falamos, agimos, para que não iludamos os outros. Quando falhamos neste papel, corações saem feridos, sangram por dentro! Quando você não tem a intenção de levar adiante um relacionamento a ponto de assumir um compromisso visando o casamento, dificilmente você não sofrerá danos. Por isso, é necessário impor limites, os quais nos ajudarão a barrar certas "intimidades" que podem ser perigosas para o namoro cristão.
     Deus tem um plano na sua vida e para toda a humanidade. Ele fundou a família, ela é a base de tudo, nossa estrutura. Nós somos o resultado da união entre nossos pais. O plano de Deus é que através da família sejam gerados filhos que louvem o Seu nome e tenham uma intimidade pessoal com Ele. Por essa razão, Ele instituiu a família: um plano perfeito se o Inimigo de nossas almas não tivesse feito de tudo para dar errado. 
     Hoje, em nosso século, o namoro se tornou algo vulgar e banal, até mesmo descartável. Não se pensa mais em constituir lares, com o intuito de gerar harmonia, paz, louvor a Deus e felicidade conjugal. A prioridade do namoro tem sido o envolvimento físico e emocional, e este ato gera desvios e maus hábitos difíceis de se consertar. No mundo secular, não se fala mais em noivado, nem muito em casamento registrado em cartório: as pessoas decidem morar juntas sem a invocação de bênçãos dadas por Deus ao se casarem no religioso. Elas não estão preocupadas com o futuro da humanidade, são egoístas a ponto de não assumirem um compromisso onde o nome do Senhor seja glorificado! Quando o namoro começa de uma maneira que desagrada a Deus, ele dificilmente prosperará. Se em algum momento, seu relacionamento impede de você se aproximar mais de Deus alguma coisa deve estar errada. Temos que dar prioridade em estar na presença Dele!
     Deus nos fala em sua Palavra que devemos manter nosso corpo em santificação e honra (I Ts 4.4). Mesmo que aos nossos olhos pareça difícil, temos que pedir a ajuda do Espírito Santo para nos fortalecemos a fugir da aparência do mal, das tentações. Se ela for maior do que você, fuja. Se for necessário correr, corra. Você é forte, você pode vencer o maligno. Na Palavra está escrito: “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência e a mansidão” (Tm 6.11), e isso agrada a Deus. Então agrade a Ele: se necessário esperar pelo melhor de Deus para sua vida, espere, ore, e creia. O verdadeiro romance é construído com princípios, com base. Uma base forte!

     Deus tem ciúmes daqueles que lhe pertencem, você é servo(a) dele, cabe a você cuidar do seu futuro. Você faz as suas escolhas, Ele interage consigo. Em sua Palavra, Deus diz:“Sobretudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Pv 4.23). Não tampe os ouvidos e seus olhos para a verdade: embora ninguém goste de ouvi-la, ela tem que ser dita, por mais amargosa que seja. Jesus conhece o que está por detrás de uma curva perigosa, Ele nos livra. “O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer” (Is 28.26).

     Não seja egoísta querendo satisfazer somente as suas necessidades, não pense somente em você; mas pense também na pessoa que estará ao seu lado, ela é uma serva de Deus! Ame-a como a ti mesmo, este é um grande mandamento; seja cauteloso para não ferir os sentimentos de(a) seu(sua) companheiro(o), trate-o(a) bem, com amor, respeito, pureza e fidelidade.

     Se você está à procura de um casamento sólido, então comece a avaliar seus princípios, seus conceitos, e não tenha medo: aja na direção do Espírito Santo, Ele é o guia. Coloque Deus como centro em seu relacionamento, porque quando você se interessa por alguém, você não estará sozinho, estarão juntos nessa caminhada: Deus, você e a pessoa desejada. 

     Não assuma um namoro só por aventuras, mas tenha fundamentos naquilo que você faz e escolhe. Tire um tempo para conhecer a pessoa, sem se envolver fisicamente, assim você terá tempo de estudá-la, de observá-la. Espere, ore e na direção do Senhor e com as bênçãos dos seus pais e dos que lhe rodeiam, você aja, seja ousado! Se um jovem tem o desejo de conquistar o coração de sua futura esposa, ele tem que ser honesto, expressar verdadeiramente o que sente, em palavras e atitudes, mulheres gostam de homem que tomam atitude. Hoje falta um pouco de ousadia, é necessário amadurecer! 

     Não brinque com os sentimentos, mas pense, raciocine e descubra qual o meio de agradar a Deus e a sua futura esposa(a) para ser feliz e na sua maneira de viver. Honre ao Pai e seja um testemunho vivo para os jovens que desejarão aprender com você!

About Missao do Milenio

Hi there! I am Hung Duy and I am a true enthusiast in the areas of SEO and web design. In my personal life I spend time on photography, mountain climbing, snorkeling and dirt bike riding.
«
Next
Postagem mais recente
»
Previous
Postagem mais antiga

Nenhum comentário: